terça-feira, 27 de março de 2012

Português - Verbo no modo Imperativo

     O imperativo é o modo verbal que expressa uma ordem, um pedido, uma recomendação, ou ainda, um convite, e geralmente um conselho.
  •     Expressões como por favor, peço que ou similares caracterizam um pedido.
                         Exemplo: Por favor, compre um lanche.

  •     Frases sem essas expressões caracterizam uma ordem.
                         Exemplo: Compre um lanche.

Formação do modo imperativo
 
     No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu), pois não é possível dar uma ordem a si mesmo. Os pronomes ele/ela, eles/elas não existem porque não é possível dar ordens a quem não está presente. Os pronomes posicionam-se depois dos verbos conjugados.

Modo Imperativo Afirmativo
  •  Tu ou Vós: usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, do presente do indicativo,  cortando-se a letra s.
                                Exemplo 1: Corre (tu) até lá.
                                Exemplo 2: Falai (vós) isto.
  •  Você ou Vocês: usa-se o verbo conjugado nas terceiras pessoas do singular, em Você, e no plural, em Vocês, do presente do subjuntivo,nunca se corta a letra s.
                                Exemplo 1: Corra (você) até lá.
                                Exemplo 2: Falem (vocês) isso.
  • Nós: usa-se o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo, não se corta a letra s.
                       Exemplo 1: Façamos o Bem aos outros."

Modo Imperativo Negativo
  • Tu ou Vós: usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, do presente do subjuntivo, não se corta o s.
Exemplo 1: Não corras até lá.
Exemplo 2: Não falais isso.
  • Você ou Vocês: usa-se o verbo conjugado nas terceiras pessoas do singular, em Você, e do plural, em Vocês, do presente do subjuntivo.
Exemplo 1: Não corra até lá.
Exemplo 2: Não falem isso.

Exemplos de conjugações no Imperativo

Verbo amar no Imperativo afirmativo:
    ama tu
    ame você
    amemos nós
    amai vós
    amem vocês

Verbo cantar no Imperativo negativo:
    não cantes tu
    não cante você
    não cantemos nós
    não canteis vós
    não cantem vocês

Português - Adjunto Adverbial

        O Adjunto adverbial (ad = próximo, isto é, próximo ao verbo) é um termo que modifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando a circunstância em que se desenvolve o processo verbal (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.).

              Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.


Interrogando o verbo voltar, teremos Quem volta, volta Quando? De quê? Aonde? Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:
 

amanhã indica tempo;
de bicicleta indica meio;
àquela velha praça indica lugar.
 

      Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados, respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio e adjunto adverbial de lugar.
O adjunto adverbial pode ser expresso por:
 

1) Advérbio: O balão caiu longe.
2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar.
 

Observação:  nem sempre é possível apontar com precisão a circunstância expressa por um adjunto adverbial. Em alguns casos, as diferentes possibilidades de interpretação dão origem a orações sugestivas.
Por Exemplo:
 

                    Entreguei-me calorosamente àquela causa.

Nessa frase, calorosamente é um adjunto adverbial que parece expressar ao mesmo tempo as duas circunstâncias a de modo e a de intensidade. Por isso, é fundamental levar em conta o contexto em que surgem os adjuntos adverbiais.
 

ADJUNTO ADVERBIAL
De afirmação:    Sim, com certeza, deveras etc.
De assunto:    Sobre política, sobre time, a respeito do, etc.
De causa:    Por necessidade etc.
De companhia:    Com meus irmãos etc.
De concessão:   Apesar etc.
De dúvida:    Talvez, porventura, quiçá, acaso etc.
De lugar:    Aqui, ali, acolá, abaixo, atrás, dentro, lá etc.
De instrumento:    Com a pá etc.
De intensidade:    Muito, pouco, mais, tão, quão etc.
De matéria:    Com mármore etc.
De meio:    De ônibus, de carro, de bicicleta, etc.
De modo:    Bem, mal, devagar, depressa, palavra + mente: carinhosamente, educadamente etc.
De negação:    Não, em hipótese alguma etc.
De tempo:    Ontem, hoje, agora, cedo, tarde, breve etc.

Português - Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação


      Período é uma frase formada por uma ou mais orações. (período = frase) Relembrando que oração é uma frase que possui verbo. ( oração = verbo) Frase é qualquer enunciado com sentido completo, ou seja, tem significado. (frase = entendimento) O período com uma única oração (01 verbo) é chamado de período simples ou absoluto, já com mais de uma oração (02 ou mais verbos) é chamado de período composto.
           Subordinação (estado de um indivíduo de não ter a liberdade para tomar suas próprias decisões, sempre dependendo de outro ) No entanto a oração subordinada tem esse nome porque existe uma relação de dependência entre as orações que o compõem, caso contrario não teria sentido completo. Veja, nos exemplos a seguir, que as orações subordinadas estão em negrito.


                       Ex.: “Eu não queria que chovesse”.
                       Ex.: “Nós sabíamos que a festa seria boa”.


        Seria possível entender a frase “Que chovesse” sem a outra oração? E se alguém chegasse e dissesse “Que a festa seria boa”? Você entenderia na hora? Naturalmente não. “Não tem como pegar um bonde lotado e querer sentar-se na janelinha”.
As orações subordinadas se dividem em três tipos principais: substantivas, adjetivas e adverbiais.


Orações Subordinadas Substantivas


      As orações subordinadas substantivas têm esse nome porque desempenham funções que os substantivos têm dentro de períodos compostos.
   As orações subordinadas substantivas desenvolvidas são introduzidas pelas conjunções integrantes “se” ou “que”, e possuem verbos conjugados. As orações subordinadas substantivas reduzidas não são introduzidas por conjunções e possuem verbos nas formas nominais (particípio, gerúndio ou infinitivo).


Ex.: “Eu quero que você me ajude”. (Eu quero a sua ajuda.) 
Ex.: “É obrigatório que compareça”. (É obrigatória a sua presença.)


As subordinadas substantivas dividem-se em subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, apositivas e predicativas.




A) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva:


É a oração que funciona como sujeito da oração principal. Para encontrar o sujeito de qualquer frase é necessário fazer perguntas ao verbo.


Existem três estruturas de oração principal que se usa com subordinada substantiva subjetiva:


1) Verbo de ligação + predicativo + oração subordinada substantiva subjetiva.


Ex: É necessário que façamos nossos deveres.


Em que “É” é verbo de ligação, “necessário” funciona como predicativo do sujeito e “que façamos nossos deveres”, como oração subordinada substantiva subjetiva, pois, se perguntarmos ao verbo “ser” “O que é necessário?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.


2) Verbos como convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer + oração subordinada substantiva subjetiva.


Ex: Convém que façamos nossos deveres.


Em que “Convém” tem como sujeito “que façamos nossos deveres", pois, se perguntarmos a ele “Que é que convém?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.


3) Verbo na voz passiva + oração subordinada substantiva subjetiva.


Ex: Foi afirmado que você subornou o guarda.


Em que “Foi firmado” é locução verbal passiva que tem como sujeito “que você subornou o guarda”, pois se perguntarmos à locução verbal “Que é que foi afirmado?”, obteremos como resposta “que você subornou o guarda”.




B) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta:


É a oração que funciona como objeto direto da oração principal. O objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. Constata-se que um verbo é transitivo direto, colocando-o no seguinte esquema: “Quem..., ... algo”; o “algo” funcionará como objeto direto. Por exemplo, o verbo “comprar”: Quem compra, compra algo.


Ex: Todos nós desejamos que seu futuro seja brilhante.


Em que “desejar” é verbo transitivo direto, pois “quem deseja, deseja algo”.“Todos desejamos” o quê? Resposta:“que seu futuro seja brilhante”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva direta.




C) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta:


É a oração que funciona como objeto indireto da oração principal. O objeto indireto é o complemento do verbo transitivo indireto. Constata-se que um verbo é transitivo indireto, colocando-o no seguinte esquema: “Quem ...... , ....... + prep. + algo”; o “algo” funcionará como objeto indireto. Por exemplo, o verbo “precisar”: Quem precisa, precisa de algo.


Ex: Lembro-me deque tu me amavas.


Em que “lembrar-se” é verbo transitivo indireto, pois quem se lembra, lembra-se de algo. “Lembro-me” de quê? Resposta: “de que tu me amavas”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva indireta.




D) Oração Subordinada Substantiva Predicativa:


É a oração que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. Sempre surgirá com a seguinte estrutura: (sujeito) + VL + oração subordinada substantiva predicativa.


Ex: A verdade é que nunca nos satisfazemos com nossas posses.


Em que “a verdade” funciona como sujeito do verbo “ser” e a oração “que nunca nos satisfazemos com nossas posses”, como subordinada substantiva predicativa.



E) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:


É a oração que funciona como complemento nominal de um termo da oração principal, que será um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. O complemento nominal é sempre antecedido de uma preposição, logo todas as orações subordinadas substantivas completivas nominais são iniciadas por preposição que provenha de substantivo abstrato, de adjetivo ou de advérbio.


Ex: Tenho necessidade de que me elogiem. Em que “necessidade” é substantivo abstrato que exige a preposição “de”, pois quem tem necessidade, tem necessidade de algo. A oração “de que me elogiem”, então, é subordinada substantiva completiva nominal.


Não se lembra do que é um substantivo abstrato? É todo substantivo que indique prática de ação verbal, existência de qualidade ou sentimentos e emoções. Por exemplo: o substantivo “amor” indica a ação de “amar"; o substantivo “beleza” indica a existência da qualidade “belo”;“saudade, dor, paixão” são sentimentos.


F) Oração Subordinada Substantiva Apositiva:


É a oração que funciona como aposto da oração principal. Em geral vem após dois pontos ou, mais raramente, entre vírgulas e explica o sentido da oração principal que deve estar completa sintaticamente.


Ex: Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade.


A oração “que atinjamos a felicidade” está após dois pontos e explica o sentido da oração principal qual o destino que todos querem? Resposta: atingir a felicidade. É, portanto, oração subordinada substantiva apositiva.






*Nota: As orações subordinadas substantivas podem vir introduzidas por outras palavras, como, por exemplo:
• Pronomes interrogativos (quem, que, qual...)
• Advérbios interrogativos (onde, como, quando...)
- Por exemplo:
Perguntou-se quando ele chegaria.
Não sei onde coloquei minha carteira.

domingo, 25 de março de 2012

Literatura - Literatura Regional - Corumbá, Mato Grosso do Sul - Lobivar Matos

Como professor de literatura sempre começo meu trabalho através da literatura local, e como corumbaense que sou, tenho orgulho de apresentar aos meus alunos, um dos maiores escritores dessa terra, pouquissimo conhecido a nao ser por estudiosos das letras. Quero que você leitor conheça aqui o corumbaense:




Espanhol - Puntos de Interrogación y Exclamación Invertidos ¿? ¡ !


Charme da grafia española e um dos primeiros desafios dos estudantes de espanhol é a adaptação aos sinais de interrogação (?) e exclamação (!) invertidos. Esse sistema de pontuação espanhol vem do grego clássico e do latim, cujo seu principal objetivo é orientar aqueles que lêem em voz alta. As marcas diferentes indicam ao leitor onde colocar ênfase nas sílabas e onde parar e segurar a respiração para manter a métrica verso de um poema ou qualquer leitura.  É diferente, porém útil.

Usa-se " ¿ " antes de orações interrogativas e " ¡ " antes de orações exclamativas. Sigue los ejemplos:


Susana, ¿has decidido qué vas a hacer?
¿Dónde estás? ¿A qué hora piensas volver?
¡Qué bien estás!
Pepe, ¡cuánto me alegro de que hayas venido!


Em seu teclado para digitar basta fazer combinações com a tecla ALT, (obs.: em notbooks é necessario ativar a tecla NumLk)

Alt + 168 = ¿
Alt + 173 = ¡

Espanhol - Como se apresentar em español



¡Hola! Ahora vamos a conocernos.
       Saludos: ¡Hola! ¡Buenas! ¡Buenos días! / ¡Buen día! ¡Buenas tardes! ¡Buenas Noches!
¿Cómo preguntamos por el “ Nombre ”?
 - ¿Cómo te llamas?
- Me llamo _______. 
¿Cómo preguntamos por el “ Apellido ”?
- ¿Cuál es tu apellido?
- Mi apellido es ________.
¿Cuál es tu apodo?
¿Cómo preguntamos por la “ Nacionalidad ”?
 - ¿De dónde eres?
Soy de ________. Soy __________. Ej.: Soy de Cuba . Soy cubana . 
¿Cómo preguntamos por el “ Domicilio ”?
- ¿Dónde vives?
Vivo en ________.
¿Cómo preguntamos por la “ Edad ”?
 - ¿Cuántos años tienes?
Tengo ________ años.
¿Cómo preguntamos por la “ Profesión ”?
- ¿Qué eres?
Soy ________ . Ej.: Soy peluquero o panadero o estudiante.
¿ Qué le gusta hacer?
A mi me gusta __________________ (jugar fútbol, ver la tele, estudiar...)
Despedidas: ¡Hasta la vista! ¡Hasta luego!



Mi presentación personale:

¡Hola! ¡Buen día!
Me llamo Franklin
Mi apellido es Cortez
No tengo apodo ninguno
Soy brasileño
Vivo en Corumbá
Tengo 23 años
Soy maestro de lengua portuguesa y española
A mi me gusta ir en la discoteca, charlar, salir con mis amigos, usar la internete y otras cositas más.
Ese soy yo.
¡Hasta la vista!

Espanhol - El Alfabeto de la Lengua Española


O alfabeto da língua espanhola apresenta algumas peculiariedades. Antes o nosso alfabeto era composto por 23 letras e com o novo acordo ortográfico acrescentaram mais 03 (k, y e w) portanto totalizamos 26 letras alfabéticas. Já o alfabeto español é composto por 29 letras, tendo boa parte delas som diferente do português. ¡Mire la tabla abajo!