AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA I e II; LITERATURA (N2 - 2º BIM)
Significação de Palavras; Funções da Linguagem; Humanismo.
Significação de Palavras; Funções da Linguagem; Humanismo.
Aluno(a): ..................................................................................................................
Escola: .....................................................................................................................
Turma: ............................. Turno: ........................... Data__/__/__
Professor: ..................................................................................... Nota: ................
1. Assinale a frase em que se completa com o primeiro
dos parônimos entre parênteses:
a)casou-se com um juiz _________ ; (eminente,iminente);
b) seu gesto não passou __________ ; (desapercebido, despercebido);
c) tal comportamento _________ o país; (degrega,degrada);
d) em vista dos pulmões estarem em péssimo estado, o médico ___________ o uso de cigarros;(prescreveu, proscreveu);
e) no momento da cena, o artista não pode ___________ o riso. (sustar, suster)
b) seu gesto não passou __________ ; (desapercebido, despercebido);
c) tal comportamento _________ o país; (degrega,degrada);
d) em vista dos pulmões estarem em péssimo estado, o médico ___________ o uso de cigarros;(prescreveu, proscreveu);
e) no momento da cena, o artista não pode ___________ o riso. (sustar, suster)
2. Assinale a alternativa que preenche
corretamente as lacunas da frase abaixo: Da mesma forma que os italianos e
japoneses _________para o Brasil no século passado, hoje os
brasileiros_________para a Europa e para o Japão, à busca de uma vida melhor;
internamente, os para o Sul, pelo mesmo motivo.
a) imigraram - emigram - migram
b) migraram -
imigram - emigram
c) emigraram -
migram - imigram.
d) emigraram -
imigram - migram.
e) imigraram -
migram - emigram.
3. Empregue os parônimos e homônimos de acordo
com a forma culta:
a) A nuvem de gafanhotos _______________________ a
plantação. (Infestou / Enfestou)
b)
Quando Joana toca o piano, é mais um _____________________ que um
_____________________. (Conserto / Concerto)
c) Todos eles
___________________ o prazer de bela melodia. (Fruem / Fluem)
d) Todos
queriam ________________ para _______________________ quanto custava aquele
aparelho. (Apreçar / Apressar)
e) Nas festas
de São João, é comum _____________________ balões e vê-los
______________________. (Ascender / Acender)
f) Os presos
foram recolhidos a suas _____________________. (Celas / Selas)
g) Segui a
_____________________ médica, mas não obtive resultados. (Proscrição /
Prescrição).
h) É necessário ________
(cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se
possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”
j) A bandeira está ________ ; (arreada - arriada).
4.Identifique a
função de linguagem nos textos abaixo:
a) Cidadezinha
cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
(Mário Quintana)
b) CARDÁPIO
Prato do dia:
Bacalhau à
portuguesa
Omelete de verduras
Bacalhau ao
forno
Sorvete
Batatas
sautês
Café
c) –
É o noivo da Rosa.
- É.
- Escuta, tem umas coisas que você precisa saber.
Quer?
- Depende.
- Depende do quê?
- Não sei.
(Ignácio de Loyola Brandão)
d) Como
os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM sabiamente dá
conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados:
1.Não demonstre que carrega muito dinheiro.
2. Jamais deixe objetos de valores à vista.
3. Se assaltado, fique calmo, não discuta nem
reaja.
e) A
palavra privilégio voltou como um estalo na cabeça do Clotildo. Privilégio,
privilégio. Não podia esquecer o nome daquela palavra. Iria perguntar ao
professor da outra fazenda o que significava aquilo... (Jair Vitória)
5. Escreva nos
parênteses, (T) para Trovadorismo e (H) para Humanismo:
a) ( )Gil Vicente
b) ( )Prosa didática
c) ( )Novelas de cavalaria
d) ( )1434
e) ( )Época profundamente lírica
f) ( ) “A Ribeirinha”
g) ( )Religiosidade
h) ( )Teocentrismo
i) ( )Poesia palaciana
j) ( )Transição entre o Teocentrismo e
Antropocentrismo
k) ( )Vassalagem amorosa
l) ( )Cancioneiro Geral de Garcia Resende
m) ( )Separação entre música e poesia
n) ( )Primeiro dramaturgo português
o) ( )Época do poeta-cantor
p) ( ) “Auto da barca do inferno”
q) ( )Misticismo
r) ( )Maior valorização do homem
s) ( )Cantigas
t) ( )Galego-português