quarta-feira, 22 de junho de 2016

Significação de Palavras - Atividades

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA I e II; LITERATURA (N2 - 2º BIM)
Significação de Palavras; Funções da Linguagem; Humanismo.
Aluno(a): ..................................................................................................................
Escola: .....................................................................................................................
Turma: ............................. Turno: ........................... Data__/__/__
Professor: ..................................................................................... Nota: ................

1.   Assinale a frase em que se completa com o primeiro dos parônimos entre parênteses:
a)casou-se com um juiz _________ ; (eminente,iminente);
b) seu gesto não passou __________ ; (desapercebido, despercebido);
c) tal comportamento _________ o país; (degrega,degrada);
d) em vista dos pulmões estarem em péssimo estado, o médico ___________ o uso de cigarros;(prescreveu, proscreveu);
e) no momento da cena, o artista não pode ___________ o riso. (sustar, suster)

2.    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo: Da mesma forma que os italianos e japoneses _________para o Brasil no século passado, hoje os brasileiros_________para a Europa e para o Japão, à busca de uma vida melhor; internamente, os para o Sul, pelo mesmo motivo.
a) imigraram - emigram - migram
b) migraram - imigram - emigram
c) emigraram - migram - imigram.
d) emigraram - imigram - migram.
e) imigraram - migram - emigram.

3. Empregue os parônimos e homônimos de acordo com a forma culta:
a)   A nuvem de gafanhotos _______________________ a plantação. (Infestou / Enfestou)
b)    Quando Joana toca o piano, é mais um _____________________ que um _____________________. (Conserto / Concerto)
c)   Todos eles ___________________ o prazer de bela melodia. (Fruem / Fluem)
d)   Todos queriam ________________ para _______________________ quanto custava aquele aparelho. (Apreçar / Apressar)
e)   Nas festas de São João, é comum _____________________ balões e vê-los ______________________. (Ascender / Acender)
f)   Os presos foram recolhidos a suas _____________________. (Celas / Selas)
g)   Segui a _____________________ médica, mas não obtive resultados. (Proscrição / Prescrição).
h) É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”
i) Estou aqui _______ de ajudar os flagelados das enchentes; (afim- a fim).
j) A bandeira está ________ ; (arreada - arriada).


4.Identifique a função de linguagem nos textos abaixo:
a)    Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
(Mário Quintana)

b) CARDÁPIO
Prato do dia:
 Bacalhau à portuguesa                         Omelete de verduras
Bacalhau ao forno                                 Sorvete
Batatas sautês                                       Café

c)  – É o noivo da Rosa.
- É.
- Escuta, tem umas coisas que você precisa saber. Quer?
- Depende.
- Depende do quê?
- Não sei.
(Ignácio de Loyola Brandão)

d) Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM sabiamente dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados:
1.Não demonstre que carrega muito dinheiro.
2. Jamais deixe objetos de valores à vista.
3. Se assaltado, fique calmo, não discuta nem reaja.

e)  A palavra privilégio voltou como um estalo na cabeça do Clotildo. Privilégio, privilégio. Não podia esquecer o nome daquela palavra. Iria perguntar ao professor da outra fazenda o que significava aquilo... (Jair Vitória)

5. Escreva nos parênteses, (T) para Trovadorismo e (H) para Humanismo:
a)     (   )Gil Vicente
b)     (   )Prosa didática
c)      (   )Novelas de cavalaria
d)     (   )1434
e)     (   )Época profundamente lírica
f)       (   ) “A Ribeirinha”
g)     (   )Religiosidade
h)     (   )Teocentrismo
i)       (   )Poesia palaciana
j)       (   )Transição entre o Teocentrismo e Antropocentrismo
k)     (   )Vassalagem amorosa
l)       (   )Cancioneiro Geral de Garcia Resende
m)   (   )Separação entre música e poesia
n)     (   )Primeiro dramaturgo português
o)     (   )Época do poeta-cantor
p)     (   ) “Auto da barca do inferno”
q)     (   )Misticismo
r)      (   )Maior valorização do homem
s)      (   )Cantigas
t)       (   )Galego-português

Coesão e Coerência - Atividade


Coesão e Coerência - Atividade
Aluno(a): ..................................................................................................................
Escola: .....................................................................................................................
Turma: ............................. Turno: ........................... Data__/__/__
Professor: ..................................................................................... Nota: ................

1     Reescreva os parágrafos a seguir, utilizando elementos coesivos no lugar das repetições sublinhadas.
 Eram homens com uma pele muito branca e pelos no rosto. Esses homens usavam nos pés um objeto fechado e duro, que escondia os seus pés. Tinham na cabeça um objeto de cor parda, que tapava metade de suas cabeças. Não tinham arcos ou flechas, mas instrumentos pequenos, duros, de ferro, que faziam muito barulho quando apertados.
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 Todos os anos dezenas de baleias encalham nas praias do mundo e até há pouco nenhum oceanógrafo ou biólogo era capaz de explicar por que as baleias encalham. Segundo uma hipótese corrente, as baleias se suicidariam ao pressentir a morte, em razão de uma doença grave ou da própria idade, ou seja, as baleias praticariam uma espécie de eutanásia instintiva. Segundo outra, as baleias se desorientariam por influência de tempestades magnéticas ou de correntes marinhas.
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2.  Nestas questões ocorrem alguns fragmentos narrativos que apresentam algum tipo de incoerência. Tente identificar e explicar o tipo de incoerência que você vê.

1-     Devo confessar que morria de Inveja de minha coleguinha por causa daquela boneca que o pai lhe trouxera da Suécia: ria, chorava, balbuciava palavras, tomava mamadeira e fazia xixi. Ela me alucinava. Sonhei com ela noites a fio. Queria dormir com ela uma noite que fosse. Um dia, minha vizinha esqueceu-a em minha casa. Fui dormir e, no dia seguinte, quando acordei, lá estava a boneca no mesmo lugar em que minha amiguinha havia deixado. Imaginando que ela estivesse preocupada, telefonei-lhe e ela mais do Que depressa veio buscá-la.
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2-     Era meia-noite. Oswaldo preparou o despertador para acordar às seis da manhã e encarar mais um dia de trabalho. Ouvindo o rádio, deu conta de que fizera sozinho a quina da loto. Fora de si, acordou toda a família e bebeu durante a noite inteira. Às quinze para as seis, sem forças sequer para, erguer-se da cadeira, o filho mais velho teve de carregá-lo para a cama. Não tinha mais força nem para erguer o braço. Quando o despertador tocou, Osvaldo, esquecido da loteria, pôs-se Imediatamente de pé e, ia preparar-se para ir trabalhar. Mas o filho, rindo, disse: pai, você não precisa trabalhar nunca mais na vida. O quarto espelha as características de seu dono: um esportista, que adorava a vida ao ar livre e não tinha o menor gosto pelas atividades Intelectuais: Por toda a parte, havia sinais disso: raquetes de tênis, prancha de surf, equipamento de alpinismo, skate, um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha, as obras completas de Shakespeare.
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3-     "Pelo tarde chegou uma carta a mim endereçada, abri-a correndo sem nem tomar fôlego. O envelope não tinha nada dentro, estava vazio. Dentro só tinha uma folha, em branco."
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3.       Assinale a opção que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo.
O fenômeno da globalização econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social. (Adaptado de texto da Revista do TCU, nº82)


a) Não obstante – com que
b) Portanto – de que
c) De maneira que – a que
d) Porquanto – ao que
e) Quando – de que

4.      Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.)
( ) - Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.
( )- As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais.
( ) - Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.

( ) - Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal .

Funções da Linguagem - Atividade



Funções da Linguagem - Atividade
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Escola: .....................................................................................................................
Turma: ............................. Turno: ........................... Data__/__/__
Professor: ..................................................................................... Nota: ................

Leia atentamente o texto, para responder às questões 1 e 2.

 
  1. No texto dos quadrinhos de Galhardo, predomina a seguinte função:
  1. Emotiva;
  2. Conativa;
  3. Metalingüística;
  4. Fática;
  5. Poética;
  1. A predominância dessa função justifica-se pela:
  1. Freqüente repetição de termos para prolongar o contato com o receptor.
  2. Preocupação de explicar o significado das palavras usadas.
  3. Ênfase na elaboração da mensagem expressa no sentido marcadamente conotativo.
  4. Influência no comportamento do receptor com o sistemático emprego das formas verbais no imperativo.
  5. Subjetividade assinalada nas vozes do texto.
  1. Só tinha de desentalar-me. O homem queria estrito o caroço: o verivérbio.
- Famigerado é inóxio, é “célebre”, “notório”, “notável”...
- Vosmecê mal não veja em minha grosseria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsência? Nome de ofensa?
- ...São expressões neutras, de outros usos...
(Guimarães Rosa)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento?

  1. A criança que fui chora na estrada.
Deixei-a ali quando vim ser quem sou; ...
(Fernando Pessoa)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento? 

  1. Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...
(Mário Quintana)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento? 

  1. CARDÁPIO
Prato do dia:
 Bacalhau à portuguesa                         Omelete de verduras
Bacalhau ao forno                                 Sorvete
Batatas sautês                                       Café

Qual a função da linguagem predominante neste texto? 

  1. – É o noivo da Rosa.
- É.
- Escuta, tem umas coisas que você precisa saber. Quer?
- Depende.
- Depende do quê?
- Não sei.
(Ignácio de Loyola Brandão)

Qual a função da linguagem predominante neste fragmento?
  1. Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM sabiamente dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados:
1.Não demonstre que carrega muito dinheiro.
2. Jamais deixe objetos de valores à vista.
3. Se assaltado, fique calmo, não discuta nem reaja.

             Qual a função da linguagem predominante neste texto?
  1. A palavra privilégio voltou como um estalo na cabeça do Clotildo. Privilégio, privilégio. Não podia esquecer o nome daquela palavra. Iria perguntar ao professor da outra fazenda o que significava aquilo... (Jair Vitória)
Qual a função da linguagem predominante neste fragmento?  

  1. Eu sou assim,
    Quem quiser gostar de mim,
Eu sou assim.
Meu mundo é hoje,
Não existe amanhã para mim ...
(WilsonBatista)
Qual a função da linguagem predominante neste fragmento?